Florais de Bach


Dr. Edward Bach era Médico Clínico e Homeopata, que passou sua vida buscando métodos mais puros de cura. Ele acreditava, assim como muitos médicos hoje, que a atitude mental tem um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação da doença.


Quando morreu em 1936, ele havia desenvolvido um completo sistema de 38 Florais de Bach, cada um preparado de flores de plantas silvestres, arbustos e árvores. Eles trabalham tratando a pessoa e não a doença ou os sintomas.


Hoje, estes Florais de Bach suaves e seguros são usados em todo o mundo por pessoas em geral, médicos, praticantes de medicina alternativa, psicoterapeutas, conselheiros, dentistas e terapeutas


O propósito dos Florais de Bach é dar apoio à pessoa, para que essa possa lutar contra as doenças,  harmonizando a depressão, ansiedade, trauma ou outros fatores emocionais, que são tidos como fatores que impedem a cura física. Eles também podem ser utilizados preventivamente em momentos de ansiedade e stress, e são particularmente úteis para as inúmeras pessoas que se sentem cansadas e indispostas, sem diagnósticos médicos específicos.


Os Florais de Bach podem ser utilizados isoladamente ou juntamente com outros medicamentos / tratamentos. Eles não interagem com medicamentos, nem mesmo com os remédios homeopáticos. Estes Florais de Bach são completamente seguros, não apresentam efeitos colaterais, nem causam dependência. Sua ação é suave, eles podem ser utilizados com segurança por pessoas de todas as idades. É importante dizer que não pretendem substituir tratamento médico, persistindo os sintomas, sugere-se consultar seu médico.


“A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo. Isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos.” Dr. Edward Bach,1930.


Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos sintomas que ela causa. Eles atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada. Deste modo, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo artrite, podem se beneficiar de Florais de Bach diferentes. Uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.


O efeito, ao tomar-se os Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura da pessoa, liberando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o stress.


A pessoa não necessita estar doente fisicamente para se beneficiar dos Florais de Bach. Muitos de nós passamos por períodos de dificuldades e fadiga, enquanto o negativismo pode se instalar. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

Fonte: (Texto retirado do livro “O trabalho do Dr. Edward Bach” p.4,5)